A Província

População

A população da Província de Cabo Delgado é estimada em cerca de 1.287.814 habitantes, dos quais 16.8% residae nas áreas urbanas e 83.2%, nas rurais. O distrito mais populoso, Chiúre, concentra 14.4% da população, e a cidade capital, Pemba, apenas 6.6%.

A maioria da população de Cabo Delgado tem como língua materna o Emakhuwa, com 66.8%, seguido do Shimakonde, mais falada no planalto, com 21.8%, e em terceiro lugar, o Kinwani, mais falada no litoral, com 6.1%. Entre as outras línguas faladas, incluem-se o Português com cerca de 22.2%; Swahili, mais falada na fronteira com a Tanzania e Ajaua, mais falada junto à Província do Niassa.

A principal base económica da população de Cabo Delgado é a agricultura de subsistência, praticada, fundamentalmente, em moldes tradicionais. O gado suíno (nas regiões não islamizadas), caprino e galináceo representam as espécies mais criadas.

Tradicionalmente, sob o ponto de vista agrícola, as plantas mais comuns e antigas pertencem ao grupo das gramíneas cerealíferas, como o sorgo, a mexoeira e o arroz. A mapira e a mexoeira cultivam-se em pequenas quantidadea nas ilhas e em grande quantidade nas terras da baía de Pemba, Montepuez, Arimba, Criamacoma e Mucojo.

Produz-se, principalmente, a batata-doce, nas terras baixas e húmidas, o feijão de múltiplas variedades, em quase todo o território, o coqueiro, árvore da qual se aproveita tudo, a man dioca e o gergelim. O arroz é cultivado nas terras baixas do continente. O milho, a mandioca, o arroz, o feijão-jugo constituem a principal dieta alimentar da população.

A pesca é largamente preticada ao longo do litoral e constitui uma fonte de dieta alimentar e de rendimento para as populações.