Informação

14ª edição da Feira Económica de Cabo Delgado (FECAD) traz resultados significativos para a Província

Data: 01/07/2019
14ª edição da Feira Económica de Cabo Delgado (FECAD) traz resultados significativos para a Província

O governo Cabo Delgado, através da Direcção Provincial das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos e de Agricultura e Segurança Alimentar acaba de assinar dois memorandos de entendimento com as empresas Soicon e Sodexo,

que operam no país, para viabilização de projectos de investimentos, na ordem de mais de 10 milhões de dólares americanos, no sector de abastecimento de água, no planalto dos macondes e produção de hortícolas no distrito de Balama, para fornecimento às empresas que operam na província no sector de grafite e gás.

Trata-se de um dos resultados mais significativos conseguidos no decurso da 14ª edição da Feira Económica de Cabo Delgado (FECAD), que ontem encerrou na cidade de Pemba, que igualmente conseguiu mobilizar junto das empresas expositoras, apoios na ordem de 14 milhões de meticais, às vítimas do ciclone Kenneth, que em Abril findo afectou a província de Cabo Delgado.

Para o vice-ministro de Indústria e Comércio, Júlio Pio, personalidade que procedeu ao encerramento da FECAD, o evento não só expôs o que a província produz nos diversos sectores de actividade, como também as potencialidades que confirmaram, segundo o governante, a sua aptidão para acomodar diversos investimentos, no âmbito da operacionalização do Plano Estratégico de Desenvolvimento.

Segundo dados da última avaliação sobre o ambiente de negócio, lançado este ano pelo Ministério de Indústria e Comércio, Cabo Delgado é um dos dois melhores lugares do território nacional, depois de Maputo, para as empresas se estabelecerem e investir.

Para o Conselho Empresarial Provincial, representado pelo respectivo presidente, Júlio Sety, a 14ª edição o FECAD atingiu os objectivos esperados pelos empresários de Cabo Delgado, servir de espaço para promoção de negócios.

Segundo os organizadores, FECAD conseguiu igualmente promover as potencialidades e trocas comerciais, atracção de investimentos nacional e estrangeiro, desenvolver parcerias entre entidades públicas e privadas, participar no movimento solidário às famílias afectadas pelo ciclone Kenneth e preparar a província para participar da Feira Internacional de Maputo (FACIM).

No cair do pano sobre da 14ª edição do FECAD foram distinguidos os melhores expositores, para a categoria de melhor exportador (empresa Twigg Exploration Mining, que opera na área de grafite em Balama), melhor associação económica (associação avante mulher), inovação (Universidade Lúrio), revelação (Ásia Arte), melhor empresa expositora (Kwekwe madeira), melhor distrito expositor (Montepuez).

Visitaram a FECAD, mais de 4 mil pessoas, para apreciar os produtos e serviços de 170 expositores do sector agrário, recursos minerais e energia, transporte e logística, indústria, moda, mobiliário, maquinaria, equipamento e matérias de construção.