Informação

A fundação Aga Khan Moçambique lança projecto para a promoção dos direitos e saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e mulheres em Cabo Delgado

Data: 02/07/2019
A fundação Aga Khan Moçambique lança projecto para a promoção dos direitos e saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e mulheres em Cabo Delgado

O objetivo do projeto é “melhorar a qualidade de prestação de serviços de saúde sexual e reprodutiva”, tornando-os, através de ações de sensibilização, “sensíveis ao género e amigáveis ao adolescente”, lê-se num comunicado da fundação distribuído hoje à imprensa.

O projeto, financiado pelo Governo de Canadá, vai ser implantado nos distritos de Mueda, Muidumbe, Nangade, Namuno, Balama e Montepuez, na província de Cabo Delgado, beneficiando cerca de 438.841 pessoas, na maioria mulheres.

“Este projeto de cinco anos é uma resposta a uma solicitação direta da Direção Provincial de Saúde em Cabo Delgado à Fundação Aga Khan Moçambique para expandir o seu trabalho nas áreas de direitos e saúde sexual e reprodutiva em seis distritos prioritários”, acrescenta o documento.

Falando durante o lançamento da iniciativa, o governador de Cabo Delgado, Júlio Paruque, destacou a importância do projeto para as comunidades dos distritos abrangidos.

“A parceria que estabelecemos com o governo do Canadá e a Fundação Aga Khan deverá contribuir para, de forma mais confiante e célere, quebrar barreiras enfrentadas por mulheres e adolescentes no acesso aos direitos e serviços de saúde sexual e reprodutiva na nossa terra”, afirmou o governante, citado hoje no comunicado.

A Fundação Aga Khan está em Moçambique desde 2001, desenvolvendo e apoiando iniciativas em setores como a agricultura e segurança alimentar, saúde, nutrição e educação.