Informação

Na IV Conferência de Investimentos, Cabo Delgado lança o seu Plano Estratégico de Desenvolvimento 2018/2027

Data: 14/12/2018
Na IV Conferência de Investimentos, Cabo Delgado lança o seu Plano Estratégico de Desenvolvimento 2018/2027

Através deste instrumento, o Governo da província desenhou linhas mestras para o desenvolvimento desta parcela do país, nos próximos 10 anos. O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Cabo Delgado assenta-se

em seis pilares cuja prioridade é o desenvolvimento do capital humano. Um dos itens do referido Plano é o combate a pobreza com base no potencial de recursos naturais existentes e prevê ainda várias acções e envolvimento de vários actores da sociedade.
A cerimónia do lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Cabo Delgado foi dirigida pelo Ministro das Finanças, Adriano Maleiane, que defendeu a necessidade de envolvimento não só de parceiros como da sociedade civil e dos investidores.
Intervindo no encontro, Júlio Parruque, Governador de Cabo Delgado, disse que é intenção do seu Executivo reduzir o índice de desnutrição crónica de mais de 50 para 40%; o analfabetismo de mais de 60 para 45%. Aumentar a cobertura de abastecimento de água potável, que actualmente ronda acima de 50 para 80% e aumentar o acesso de energia eléctrica para os níveis de 50 por cento, uma vez que presentemente estão entre 18 e 19%.
O encontro promoveu acesos debates e contou com moderadores e painelistas de craveira Internacional.
Cerca de 800 pessoas entre membros da sociedade civil, empresários e altos dirigentes do Governo participaram no lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Cabo Delgado para os próximos 10 anos.