Informação

PR quer mais sinergias nacionais para acabar com a fome no país

Data: 30/10/2018
PR quer mais sinergias nacionais para acabar com a fome no país

O apelo foi feito na quinta-feira (25/10/2018) pelo Presidente da República, quando presidia a cerimónia de lançamento  oficial da Campanha Agrária, 2018/2019, na Aldeia de Magaia, na Localidade de Mapaka, no Distrito de Balama, em Cabo Delgado.

Filipe Jacinto Nyusi explicou que nos últimos anos o País conseguiu reduzir a insegurança alimentar de 50 para 24%; o desempenho do sector agrário melhorou substancialmente na produção de alimentos, concorrendo para a redução dos níveis de insegurança alimentar de 1.400 mil pessoas em em 2016, para 531 mil em Agosto de 2018.

A produção de hortícolas, produto de Bandeira Nacional, segundo Nyusi, subiu de 1.7 milhão de toneladas, na campanha agrária 2014/2015, para três milhões de toneladas, na que está a findar.

O Chefe de Estado esclareceu ainda que a estratégia é de não apenas suprir a escassez de frutas e hortícolas, mas também reduzir as importações, intervindo em toda em cadeia de valor.

Nas culturas de rendimento, referiu Filipe Nyusi, o destaque vai para o sub-sector do caju que conheceu um crescimento extraordinário nos últimos anos. A produção da castanha de caju passou de 81 mil toneladas, na campanha agrária 2014/2015, para 140 mil, na de 2017/2018, representando um crescimento de 72,8%.

Ainda sobre culturas de rendimento, Nyusi disse que o Governo está a envidar esforços no sentido de atrair investimentos para utilização do algodão para a produção de vestuário e outros produtos derivados, assim agregar valor ao algodão e promover as exportações de produtos acabados.

Na produção pecuária, em 2017, avançou o PR, o país produziu 109 toneladas de carnes das 91 mil toneladas de 2015. Desta produção, a carne de frango cresceu de 75 mil toneladas, há três anos, para 189 mil toneladas em 2017. O país reduziu a importação de frango em cerca de 70%, pois no ano passado importou 3.3 mil toneladas de frango congelado e seus derivados, das 11 mil importadas em 2016.

Filipe Nyusi reiterou o firme compromisso do Governo de continuar a colocar o sector da agricultura na mesa das suas prioridades, aliás, "esta é a razão da nossa estadia nesta aldeia de Magaia", sublinhou para em diante acrescentar, "não descansaremos enquanto o país não conseguir a auto-suficiência dos principais produtos de consumo no mercado nacional. Por isso dissemos: Moçambique no Aumento da Produção e Produtividade Rumo à Fome Zero".

O lançamento oficial da Campanha Agrária 2018/2019 começou com a recepção da população ao Chefe de Estado, seguiu-se uma cerimónia tradicional, sementeira simbólica, visita aos Campos agrícolas, à feira agro-pecuária e pesqueira, comício popular e premiação de várias categorias, entre melhores produtores, extensionistas, jornalistas (imprensa escrita, rádiofónica e televisiva).