Informação

ISAURA NYUSI LANÇA PROJECTO DE COMBATE AOS CASAMENTOS PREMATUROS

Data: 13/03/2017
ISAURA NYUSI LANÇA PROJECTO DE COMBATE AOS CASAMENTOS PREMATUROS

A Primeira Dama de Moçambique, Isaura Nyusi, presidiu o seminário nacional de Prevenção e Combate dos Casamentos Prematuros e Gravidezes Precoce, que vai teve lugar nesta cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, no norte do país.

No encontro de dois dias (25 e 26 de Fevereiro) foi lançado o Projecto de Combate aos Casamentos Prematuros e contou com a participação da Primeira-Dama da Zâmbia, Esther Lungu, que irá partilhar a experiência do seu país.

O projecto reveste-se de extrema importância em Moçambique, onde metade das raparigas se casa antes de atingir os 18 anos. Muitas dessas raparigas abandonam a escola e engravidam precocemente, colocando em risco tanto a sua vida quanto a do bebé.

A situação pode ser revertida e a Esposa do Presidente da República está comprometida para a prevenção e eliminação dos casamentos prematuros, através do lançamento de um projecto de advocacia e mobilização social, destinado a mobilizar o maior número de influentes chaves a nível nacional, provincial e local no combate a esta violação dos direitos da criança?, refere o comunicado do Gabinete da primeira-dama.

O evento também visa impulsionar a implementação da Estratégia Nacional de Prevenção e Combate dos Casamentos Prematuros para 2016/19, aprovada pelo Conselho de Ministros, em Dezembro de 2015.

O seminário foi organizado pelo Gabinete da Esposa do Presidente da República, em coordenação com o Ministério do Género, Criança e Acção Social, o Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano e o Ministério da Saúde.

O evento também contou com a colaboração de parceiros de cooperação internacional, incluindo as agências da ONU (UNFPA e UNICEF), União Europeia, DFID, Holanda, a Suécia, Canadá, Visão Mundial, Coligação para a Eliminação dos Casamentos Prematuros, entre outros.

Cerca de 150 delegados e convidados, participaram no seminário, incluindo membros do governo, parlamentares, representantes da ONU, organizações da sociedade civil, jovens, adolescentes, líderes tradicionais, matronas, religiosos, integrantes dos Comités Comunitários de Protecção da Criança, membros do Parlamento Infantil e Organizações Comunitárias de Base.

O programa de visita de trabalho de Isaura Nyusi incluiu o lançamento do mês da Mulher, nesta cidade; visitou o centro Aberto de Idosos de Pemba; Certificação da Maternidade Modelo do Centro de Saúde de Chiúre; visitou à Cooperativa de Crédito das Mulheres de Pemba.

Na visita a província, ela reuniu com as Mulheres da Cidade de Pemba; entregou um fontanário de abastecimento de água aos residentes do Bairro 1° de Maio, na vila sede do distrito de Mocímboa da Praia e encontros com vários grupos sociais daquela província.