Agricultura e Pescas

Data: 22/11/2017
Agricultura e Pescas

As fontes de economia da Vila de Palma são diversificadas. Por um lado, baseadas principalmente pela actividade agrícola e pesqueira, seguidas das actividades comercial, pequena indústria, artesanato, turismo, transportes e oficinas. Estas actividades para além de fornecer alimentos para as famílias, propiciam aquisição de rendas e receitas para o Estado. 

A agricultura e pescas são as actividades dominantes e envolvem a maior parte dos agregados familiares. De modo geral a agricultura é praticada manualmente em pequenas explorações familiares em regime de consociação de culturas ao longo de rios que correm a partir da zona subplanáltica e desaguam no oceano, assim como em reservatórios naturais que podem ser encontrados um pouco por toda a vila.

Os principais produtos que advém da produção agrícola no Distrito (caju, arroz, mandioca, hortícolas, feijão nhemba e outras leguminosas) abastecem o mercado local durante todo ano.

É grande o potencial das árvores indígenas, tal como a messassa e a umbila, que são a principal fonte local de energia e de madeira de construção. 

O distrito tem coqueiros, mangueiras, ateiras e cajueiros. 

A caça a pesca são também recursos de que o distrito dispõe para enriquecimento da dieta das famílias. 

As espécies mais caçadas incluem gazelas, búfalos e zebras. A fauna bravia tem potencial para a caça comercial e para o turismo.