Informação

3 de Fevereiro com apelos de reforço da Unidade Nacional

Data: 06/02/2019
3 de Fevereiro com apelos de reforço da Unidade Nacional

Falando neste domingo num comício popular, na Cidade de Pemba, o Governador provincial que presidiu a cerimónia dos 50 anos da morte de Eduardo Mondlane

, explicou que só com a união de todos os cidadãos, combater-se-á com determinação e eficácia os malfeitores, qua são um novo inimigo e com uma nova característica neste mundo globalizado.

Nesta senda, continuou Júlio Parruque, "queremos dirigir uma palavra de saudação e encorajamento às Forças de Defesa e Segurança (FDS), continuadoras dos libertadores da pátria, pelo brio na defesa das comunidades e na neutralização dos malfeitores".
Parruque disse que se olha para 2019 como um ano que se espera relegar a acção dos malfeitores para as páginas da história, com contribuição valiosa dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional, aqueles que não "brincam" em serviço, quando o assunto é defender a paz e a soberania.
Disse que a celebração do jubileu sobre a morte de Eduardo Mondlane, deve ser inspiração para a juventude, sobretudo, para novos desafios que o país enfrenta.
Na esteira do quinquagésimo aniversário da morte de Eduardo Mondlane, Arquitecto da Unidade Nacional, foram condecirados 13 Veteranos da Luta de Libertação Nacional, destes, dois a título póstumo e três nas cerimónias centrais em Maputo.
Dirigindo-se aos condecorados, o Governador de Cabo Delgado sublinhou que estes compatriotas são fiéis depositários do mais alto reconhecimento da nação, atribuído por Filipe Nyusi, Presidente da República, consubstanciado na Ordem Militar 25 de Setembro, Medalha da Luta de ibertação de Moçambique, Medalha Bagamoyo e Medalha de Mérito de Polícia.