Informação

Anadarko continuará como subsidiária integral da Occidental

Data: 22/08/2019
Anadarko continuará como subsidiária integral da Occidental

Os accionistas da petrolífera norte-americana, Anadarko, informaram em Maputo (16.08.2019), que a venda dos seus activos na Área 1 da Bacia do Rovuma, não vai comprometer o projecto de Gás Natural Liquefeito neste bloco.

Uma semana depois do anúncio da venda dos activos da petrolífera norte-americana Anadarko, na Argélia, Gana, África do Sul e Moçambique, por 55 biliões de dólares, desembolsados pela Occidental, a direcção da companhia em Maputo, esclareceu em comunicado enviado à nossa redacção, que não haverá alternação do cronograma de exploração do Gás Natural Liquefeito da Área 1 da Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado.

Mesmo com a venda, a Anadarko indica que continuará como subsidiária integral da Occidental, com os accionistas pré-fusão da Anadarko a deterem aproximadamente 16% das acções ordinárias.

Depois de concluida a venda, a Occidental vai se fundir a francesa Total.

“A Occidental está fortemente comprometida em garantir que durante o período em que for proprietária da Anadarko na área 1, a direcção e o cronograma do projecto permaneçam inalterados”, refere o comunicado.

Das discussões com o CEO da Total, Patrick Pouyanné foram reforçados os compromissos para com o projecto.

“Gostaria de reafirmar a importância da Mozambique LNG para a Total, onde nos tornaremos o operador. Este é um activo único que se encaixa perfeitamente na nossa estratégia e nas nossas competências. Tenham, por favor, certeza do compromisso da Total em trazer o melhor das nossas capacidades humanas, técnicas e financeiras para fortalecer ainda mais a execução do projecto sobre as bases sólidas estabelecidas pela Anadarko e seus parceiros, e implementar o projecto Mozambique LNG no interesse de todos os envolvidos, incluindo o Governo e o povo de Moçambique”, lê-se na nota da Anadarko que cita o CEO da Total.