Informação

Ausência de elefantes no parque das Quirimbas preocupadas as utoridades

Data: 06/08/2019
Ausência de elefantes no parque das Quirimbas  preocupadas as utoridades

Nos últimos anos, é praticamente impossível ver  elefantes e muito difícil encontrar sinais da sua existência no Parque Nacional das Quirimbas.

Actual situação é considerada crítica, chegando-se mesmo a ficar a impressão que o elefante foi exterminado em Cabo Delgado. A realidade, porém, manda dizer que  os animais ainda existem, apenas mudaram de rotina, segundo confirmaram as autoridades do Parque Nacional das Quirimbas, sendo que os mesmos somente circulam no período da noite.
“Mesmo aqui onde estamos aparecem elefantes, mas ultimamente o elefante tornou-se um animal nocturno por causa do medo que nós causamos a eles”, disse o administrador do parque, Albino Nyusi.
O Parque já precisa de repovoamento de animais, mas as autoridades ainda não estão em condições de proteger a área de conservação, devido à acção dos caçadores furtivos.
“Temos que primeiro garantir a fiscalização efectiva, só assim podemos introduzir outros animais”, acrescentou.
Outro problema que ameaça o futuro do Parque das Quirimbas são as queimadas descontroladas, que anualmente destroem a floresta.
O parque Nacional das Quirimbas foi criado a 6 de Junho de 2002. Além da parte terrestre, o Parque inclui a área marinha, que no total ocupam cerca de 9 mil quilómetros quadrados. Em termos de extensão, o Parque Nacional das Quirimbas apresenta uma das maiores áreas de conservação em Moçambique.