Informação

Cabo Delgado celebra o 25 de Junho, Dia da Independência Nacional, galardoando 33 individualidades

Data: 26/06/2019
Cabo Delgado celebra o 25 de Junho, Dia da Independência Nacional, galardoando 33 individualidades

Falando num comício popular, na Cidade de Pemba, o Governador da Província, Júlio José Parruque, que presidiu a cerimónia dos 44 anos da Independência de Moçambique, explicou que só com a união de todos os cidadãos, manter-se-á a paz e a integridade nacional.

Nesta senda, continuou Júlio Parruque, "...foram condecoradas 33 individualidades, destas 17 mulheres e 8 a título póstumo. Foram igualmente condecorados ao nível central, 2 cidadãos de Cabo Delgado. Queremos dirigir uma palavra de saudação e agradecimento ao representante da Comissão Nacional de Títulos Honoríficos e Condecorações, que sempre nos acompanhou nos preparativos e cerimónias de condecoração.”

 Dirigindo-se aos condecorados, o Governador de Cabo Delgado sublinhou que estes compatriotas são fiéis depositários do mais alto reconhecimento da nação, atribuído por Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, consubstanciado na *Ordem Militar 25 de Setembro* (do 2o e 3o Grau), *Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique*, *Medalha Nachingwea*, *Medalha Bagamoyo*, *Medalha de Mérito Artes e Letras*, *Medalha de Mérito Militar* e *Medalha de Mérito Combate à Pobreza*.

As cerimónias das festividades dos 44 anos de independência nacional tiveram os seguintes momentos: deposição de coroa de flores, Cerimónia Solene de Condecorações, comício popular e brinde de confraternização com os galardoados. Diversas manifestações culturais fizeram parte das celebrações, incluindo exposição de artesanato no local do comício popular.