Informação

Conselho Executivo da Província garante melhorar a assistência sanitária a população de 3 de Fevereiro

Data: 23/06/2020
Conselho Executivo da  Província garante melhorar a assistência sanitária a população de 3 de Fevereiro

O Conselho Executivo da Província promete reforçar os serviços básicos de assistência sanitária a comunidade da aldeia 3 de Fevereiro, na localidade de Maueia, Posto Administrativo de Murrebue, em Mecúfi para responder ao pedido feito na sexta-feira, (12/06/2020) por aquela comunidade.

A garantia foi dada pelo Governador da Província Valige Tauabo, num breve contacto com a população daquele ponto da Província.

A visita do Governante, tinha como objectivo verificar o grau de implementação do Plano Económico e Social (PES) e medir o nível de cumprimento das medidas de prevenção do coronavirus.

Para responder a preocupação da falta de uma Unidade Sanitária, Valige Tauabo explicou que, o Conselho Executivo Provincial vai enviar uma equipe técnica para fazer estudo no terreno as possibilidades de construção de um Centro de Saúde, se os indicadores não justificarem a construção de Unidade Sanitária de raiz, o problema será resolvido com o incremento do número de Agentes Polivalentes de Saúde da Comunidade e matronas locais para assistência de partos.

No que tange a implementação do Plano Económico e Social, o Chefe do Executivo de Cabo Delgado mostrou-se satisfeito quando visitou um campo de produção de hortícolas, onde verificou que o princípio de produção de mais comida está a ser posto em prática uma vez que a população está empenhada na produção de hortícolas e outras culturas do segundo ciclo.

A prevenção da covid-19 na comunidade 3 de Fevereiro é uma realidade, a avaliar pelas boas práticas ali implementadas, com particular ênfase o uso de máscaras de protecção a lavagem regular das mãos com água e sabão e do distanciamento social. Factores que o dirigente reforçou com a oferta de máscaras de protecção destinadas particularmente à pessoas da terceira idade por serem os mais vulneráveis dessa doença.