Informação

PR inaugurou Sistema de Abastecimento de Água de Chiúre

Data: 22/11/2019
PR inaugurou Sistema de Abastecimento de Água de Chiúre

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou, esta quinta-feira (21/11/2019), em Chiúre, que o país está a registar um crescimento sociocultural significativo, apesar das conjunturas económicas impostas nos últimos tempos.

Discursando perante a população, o Chefe do Estado moçambicano, afirmou “é com grande satisfação que nos encontramos aqui em Chiúre para em conjunto celebrarmos a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água da vila de Chiúre.

Estamos em Chiúre para fazer a entrega de água aos munícipes. A cerimónia de inauguração deste sistema reveste-se para nós de particular importância porque coincide com o fim do primeiro ciclo do meu mandato e nada melhor do que chegar a este momento e dizer a população de Chiúre que aquilo que prometemos fazer, neste mandato está aqui.

Na ocasião afirmou que o conjunto de adversidades que o país tem vivido nos últimos 5 anos, propiciava que não conseguíssemos honrar com muitos dos nossos compromissos, sobretudo, no que diz respeito a construção de infraestruturas económicas e sociais.

O acesso a água, saneamento e higiene adequados, igualmente é um direito fundamental para a dignidade humana, segurança social e bem-estar dos moçambicanos, disse o Presidente Nyusi.

De acordo com o estadista moçambicano, esta cerimónia reveste-se de um significado marcante, pois os longos anos de abastecimento de água deficitário em quantidade e qualidade, assume uma nova etapa.

O sistema ora inaugurado tem a capacidade de servir cerca de 36.000 pessoas. Entretanto, nesta fase de arranque vai servir 18.000 pessoas que terão acessoágua potável.

O Presidente da República, apela a comunidade e a população para colaborarem na conservação, evitando a vandalização do sistema ora inaugurado. Chiúre merece viver como outas cidades do país. (PR)