Informação

Vila Autárquica de Mocimboa da Praia acolhe I Conselho de Coordenação do Governo Provincial de Cabo Delgado

Data: 25/02/2019
Vila Autárquica de Mocimboa da Praia acolhe I Conselho de Coordenação do Governo  Provincial de Cabo Delgado

O evento decorreu nos dias, 19 e 20 de Fevereiro corrente, decorre sob o lema "implementando a visão estratégica de desenvolvimento da província de Cabo Delgado 2018-2027".

O encontro debruçou sobre:
- grau de execução e qualidade dos resultados alcançados na implementação do PQG 2015-2019;
- projecção para o presente ano de 2019;
- balanço do processo eleitoral autárquico de 2018 e apreciar o quadro dos preparativos das eleições gerais deste ano;
- desafio da acção inimiga dos malfeitores e a resposta da província na assistência às famílias afectadas.
Falando na abertura do I Conselho de Coordenação do Governo Provincial, Júlio Parruque, Governador de Cabo Delgado, disse que em 2018, o seu Executivo teve um desempenho satisfatório do Plano Económico e Social que de situou, em termos gerais, em 85%, onde de destaca a produção global de mais de 30 mil milhões de meticais, com um crescimento de 16% de receitas públicas, foi arrecadado um montante de 4,5 mil milhões de meticais, com um incremento de 14%. Na produção agrária, elevou-se a disponibilidade de segurança alimentar de nove, em 2015,  para 11 meses, caminhando-se assim para a auto-suficiência alimentar e da Fome Zero até 2030.
Segundo Parruque, no domínio de actos administrativos, a província executou mais de nove mil actos, o equivalente a 91%, uma acção que concorre directamente para o estímulo dos servidores públicos e fazedores do do PES.
Para este ano, de acordo ainda com o Governador de Cabo Delgado, as expectativas da província estão centradas na consolidação fiscal, no início da implementação efectiva dos projectos de gás natural liquifeito, na Bacia do Rovuma, na erradicação da acção dos malfeitores e consolidação da paz.
Não se esqueceu de saudar e encorajar as Forças de Defesa e Segurança pelo trabalho que têm feito para dissipar a acção inimiga dos malfeitores e manter a ordem e tranquilidade públicas na província. Igualmente, palavra de apreço foi para a população pela prestimosa colaboração  nesse combate.
Cerca de uma centena de pessoas, entre membros do Governo Provincial, administradores distritais, delegados de diferentes instituições, destacando-se a presença de José Mugalla, Presidente da Assembleia Provincial de Cabo Delgado.