RESENHA HISTÓRICA DO DISTRITO

Data: 21/11/2017
RESENHA HISTÓRICA DO DISTRITO

Etimologicamente o termo Chiúre provém da palavra “Essuri” que em língua Emakhua, significa uma construção cilíndrica ou seja circular. Segundo contos históricos dos nativos da região, relatam  que o termo  provém dos antigos hábitos de construções de residências e celeiros, em forma cilíndrica.

Segundo o Boletim Oficial III Série no 58/73, foi criado o Posto Administrativo de Chiúre–Velho, em 16 de Fevereiro de 1921 e oficializado em 2 de Julho de 1924. Em 1948, foi transferido para a actual Sede do Distrito, devido a abertura da estrada nacional (N1), que liga à Província de Nampula e em 29 de Novembro de 1972, passou a Circunscrição.  De acordo com a Resolução Ministerial nº 9/87 de 25 de Abril, eleva-se a Sede do Distrito a categoria de Vila. 

Origem da População

Os nativos do  Distrito de Chiúre, são oriundos  da zona de Muiua, Distrito de Erati na vizinha Província de Nampula. Resa a história que devido as guerras havidas entre diferentes membros de clãs e a procura de zonas férteis e seguras para  habitar, estes  foram-se  imigrando e povoando as zonas que actualmente são conhecidas como Postos  Administrativos de Namogelia, Ocua, Chiúre-Sede, Chiúre – Velho, Mazeze até dar com o Oceano Índico no  Distrito de  Mecufi. De salientar que a origem étnica dos nativos  do Distrito são Macuas e Assakas.