Potencialidades

O Distrito possui vários cursos de água, sendo a destacar os seguintes rios:   Lúrio, Muatage, Megaruma e Lucoo todos de regime periódico, exceptuando o rio Lúrio que é de curso permanente. Ao longo destes rios as comunidades aproveitam a água para regadio, consumo e pesca artesanal de modo a garantir a subsistência. Esta actividade geralmente é realizada por homens e crianças.

Ler mais

O distrito e rico em Recursos Florestais (Jambire, Umbila, Pau-ferro, Pau-rosa e Chanfuta) para exploração madeireira e outros fins. Tambem possui condicoes de pastagens naturais para criação de gado

Ler mais

O distrito possui um potencial faunístico bastante rico em espécies sendo de   destacar os antílopes, porcos-do-mato, leões, leopardos, macacos e crocodilos.

Ler mais

O Distrito possui um grande  potencial para o desenvolvimento e exploração mineira, devido a ocorrência de alguns minerais em alguns postos administrativos, tais como: Posto Administrativo de Chiúre-Velho (ouro e rubi em exploracao artesanal); Posto Administrativo de Mazeze (Grafite e ouro em exploracao artesanal); e Posto Administrativo de Ocua, (turmalina em exploracao empresarial).

Ler mais