FDS criam comando operativo em Cabo Delgado

Data: 20/11/2019
FDS criam comando operativo em Cabo Delgado

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) decidiram, semana finda, instalar um comando operacional nos distritos de Quissanga e Macomia, em Cabo Delgado, para travar as acções de grupos armados que desestabilizam aquelas regiões.

De acordo com o Ministro do Interior, Basílio Monteiro, citado pela RM, a instalação do comando operativo surge depois de uma análise da situação operativa no terreno, com as FDS, e foram identificadas algumas linhas de fraqueza e a aposta foi nos pontos fortes que caracterizam as operações que tinham sido iniciadas.

O comando operacional para Macomia e Quissanga está a funcionar desde a meia noite de sábado, tendo como principal objectivo, a reposição da ordem e a normalização da vida das populações.

“A nossa presença como Força de Defesa e Segurança é precisamente esta. Persegui-los até a exaustão, encontra-los e tornar Mucujo, Quiterajo, Quissanga e qualquer ponto da província de Cabo Delgado livre da acção criminosa desses malfeito↑ Go to the topres” – disse à RM Basílio Monteiro.

Apesar do esforço das Forças de Defesa e Segurança, em repor a ordem e a tranquilidade, a situação de instabilidade ainda prevalece com centenas de famílias a abandonar as suas zonas habituais de residência, a procura de refúgio.

Refira-se que as acções de desestabilização iniciaram em Outubro do ano passado, com um ataque em Mocímboa da Praia.