Informação

A província terá Central Solar até 2020

Data: 11/10/2019
A província terá Central Solar até 2020

A partir de 2020, a população de Cabo Delgado poderá começar consumir energia eléctrica produzida por Central Solar. Orçada em 28 milhões de dólares norte americanos,

a central vai ser instalada no distrito de Mecúfi, e vai produzir cerca de 20 Megawtts. A primeira placa das mais de 160 mil que vão compor a futura Central Solar de Mecúfi, foi simbolicamente instalada pelo Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique, e testemunhada pelos parceiros do projecto, membros do governo e a população local.
A Central Solar de Mecúfi, é uma parceira público privada entre a Electricidade de Moçambique, que vai desembolsar cerca de 3 milhões de dólares norte americanos, e a Moz Energy, que vai entrar no negócio, com 25 milhões de dólares.
Localizada no distrito de Mecúfi, a futura Central Solar vai ocupar uma área de 46 hectares, e começar a produzir energia a partir de Setembro de 2020, para alimentar a cidade de Pemba e distritos vizinhos da capital de Cabo Delgado, apenas durante o dia, uma vez que o projecto não prevê a instalação de acumuladores.