Informação

Absa doa 2.300 caixas de sabão e 3.750 litros de lixívia a deslocados de Cabo Delgado

Data: 12/01/2021
Absa doa 2.300 caixas de sabão e 3.750 litros de lixívia a deslocados de Cabo Delgado

O Absa Bank Moçambique doou, hoje, 2.300 caixas de sabão e 3.750 litros de lixívia que deverão ser entregues aos deslocados do terrorismo em Cabo Delgado. O banco estima que os detergentes poderão beneficiar mais de 50 mil deslocados.

O sabão e a lixívia, detergente usado para a lavagem de tecidos e como desinfetante, foram entregues, simbolicamente, nesta segunda-feira pelo CEO do Absa Bank Moçambique, Rui Barros, à organizção Makobo que fará chegar os produtos aos deslocados.

“Nós estamos a falar de dezenas de milhares de famílias, provavelmente, mais de 50 mil pessoas que irão beneficiar das quantidades que estão a ser doadas neste momento. Portanto, temos consciência que será um apoio significativo, embora infelizmente, sabemos que precisam de ainda mais”, disse o CEO do Absa Bank Moçambique.

Os produtos serão alocados a adeias de reassentamento de Pemba, Metuge, Ancuabe, Mueda, Chiure e Montepuez, província de Cabo Delgado, num intervalo de 30 dias, assegura a representante da organização responsável pelo encaminhamento dos referidos detergentes.

“A plataforma Makobo é intermediária. É aqui onde os produtos chegam, os donativos chegam e nós fazemos chegar a Cabo Delgado o mais rápido possível para os nossos irmãos”, explicou a representante da Plataforma Makobo, Joyce Bape.

Os produtos são doados numa altura em que Moçambique enfrenta não só os ataques terroristas na província de Cabo Delgado, região norte do país, mas também a pandemia da COVID-19, que exige a lavagem frequente das mãos, segundo as orientações das autoridades da Saúde.