Informação

CEP aprova projecto de Alfabetização e Educação de Adultos

Data: 16/09/2020
CEP aprova projecto de Alfabetização e Educação de Adultos

O Governador da Provincia, Valige Tauabo, anunciou no dia 8 de Setembro em curso, na aldeia Mbonge, posto Sede, no Distrito de Ancuabe, que o Conselho Executivo Provincial aprovou um projecto de Alfabetização e Educação de Adultos.

Valige Tauabo, explicou que, o projecto tem o objectivo de aumentar as oportunidades para que mais jovens e adultos sejam alfabetizados, na perspectiva de erradicar o analfabnetismo que actualmente é de 50.3 por cento, para até em 2024 reduzir para 39 por cento.
O Governante falava à margem da celebração do Dia Internacional de Alfabetização, efeméride que se assinalou no dia 8 de Setembro, cujas cerimónias centrais ao nivel da Província tiveram lugar em Ancuabe.
Para socializar o projecto, o Conselho Executivo de Cabo Delgado, nos próximos dias vai divulgar aos vários segmentos da sociedade por forma a colher mais subsídios que possam melhorar as metodologias de aplicação.
Este ano o Dia Internacional de Alfabetizaçao foi comemorado sob lema: Ensino da Literacia e aprendizagem durante e após a COVID-19, com foco no papel dos educadores e a evolução das pedagogias”. Este lema para Valige Tauabo, chama a atenção e a responsabilidade de todos para uma reflexão sobre o momento que o mundo vive com o aparecimenbto da COVID-19.
A Directora Nacional do Ensino Secundário,  Sá Maria Tovela, que testemunhou o acto, dirigindo-se a alguns alfabetizadores e alfabetizandos garantiu que, o Minstério da Eduacação vai continuar prover material didáctico e manuais aos alfabetizandos e não só, mas também, desenvolver programas diversificados tendo em conta as espectativas dos elfabetizandos e olhando pelas potencialidades de cada Distrito.
“Portanto formar olhando por aquilo que efectivamente pode ser desenvolvido como actividade com vista a melhoria das nossas condições de vida”, explicou a Directora Nacional do Ensino Básico no Ministério da Educação.
Entretanto, a mensagem dos alfabetizandos apresentada na ocasião, refere que os instruendos enfrentam dificuldades relativas a falta de material didáctico sobretudo do primeiro e segundo níveis.
Face as dificuldades apresentadas pelos alfabetizandos, o Director Provincial da Educação, Ivaldo Quincardete, na sua intervenção garantiu que, o sector irá soluciona do os problemas de forma gradual.
Na ocasião a Direcção Provincial da Educação entregou Diplomas de reconhecimento a instituições e individualidades que tem evidenciado no apoio aos programas de Alfabetização e Educação de Adultos na Província de Cabo Delgado.
A passagem do Dia Internacional de Alfabetização foi marcada por várias actividades, como visita a um campo agrícola de transferência de tecnologias agrárias localizado na zona de produção de Naputa e a deposição de coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos na aldeia Nbonge.
O programa de transferência de tecnologias agrárias está a ser implementado pela Cáritas Diocesana, uma organização religiosa que apoia o programa de Alfabetização e Educação de Adultos na Província.
A transferência de tecnologia agricolas está a ser desenvolvido numa área de quatro hectares, onde estão a ser produzidos hortícolas e projecta-se num futuro próximo introduzir-se a criação de animais.