Informação

Conselho Executivo Provincial recebe 2000 máscaras cirúrgicas

Data: 22/07/2020
Conselho Executivo Provincial recebe 2000 máscaras cirúrgicas

O Conselho Executivo da Província, recebeu, dia (16-07-2020), um kit de material contendo máscaras e produtos de higienização para a prevenção do coronavírus. 

O kit é constituído por 2000 máscaras cirúrgicas, 200 litros de álcool-gel e um termómetro de medição de temperatura em humanos.

O material de todo foi doado pelo senhor Francisco Abudo Inaque, natural de Cabo Delgado, de renome nacional que por iniciativa própria decidiu apoiar o Conselho Executivo no combate a COVID-19 numa altura em que está em preparação para as aulas reiniciarem de forma faseada iniciando com a décima segunda classe.

O Governador da Província, Valige Tauabo, que recebeu as máscaras na qualidade do Chefe do Executivo, intervindo momentos depois da recepção do material, explicou que, o kit irá se destinar aos profissionais de saúde, porque são o grupo de maior risco por estarem a lidar directamente com doentes de diferentes enfermidades.

“Os profissionais de saúde, lideram as diferentes formas na prevenção, controlo e tratamento do coronavírus, e por essa vulnerabilidade, é a camada profissional que deve merecer maior atenção de todos”, disse Tauabo.

O Chefe do Executivo de Cabo Delgado reiterou na ocasião a necessidade de se continuar a observar as medidas de prevenção da COVID-19, lavando as mãos com água e sabão ou cinza, obedecendo a regra do distanciamento social e sempre que não tiver algo de necessidade imprescindível, evitar sair de casa.

Para o Director Provincial da Saúde da Província, Magido Sabune, a recepção dos materiais de protecção contra o coronavírus é um passo muito importante no que tange ao reforço da capacidade de protecção do pessoal técnico da saúde que lida com os doentes da pandemia.

Entretanto, o empresário Francisco Inaque intervindo na ocasião disse que esse gesto faz parte das suas obrigações que tem para com a terra que lhe viu nascer, nesta altura em que muita gente precisa desse material para se prevenir contra a pandemia que está dizimar milhares de vidas humanas por todo mundo.

Esse esforço não ficará por aqui, irei, com certeza, mobilizar outro material para reforçar essas medidas de prevenção da Covid-19, na nossa Província - concluiu o Inaque.