Informação

Fábrica de Açúcar Orgânico em Cabo Delgado Pronta

Data: 21/11/2019
Fábrica de Açúcar Orgânico em Cabo Delgado Pronta

Numa ocasião que o Ministro da Indústria e Comércio falava à margem do balanço da presença de Moçambique no Fórum de Investimentos de África, anunciou que a fábrica de açúcar orgânica deverá ser inaugurada brevemente!

Porquanto já está pronta, Ragendra De Sousa informou também que todo o açúcar a ser produzido naquela fábrica já tem cliente. O mercado que vai absorver o açúcar orgânico de Moçambique é o americano.

O Governante olha para o sector açucareiro como uma esperança para a economia moçambicana, sendo que é preciso, para ele, os empresários devem ser “competentes”.

Aliás, a geração de receitas é só pela comercialização do açúcar como um produto final. “O açúcar é um produto final, mas há produtos intermediários que aumentam a rentabilidade de uma açucareira, designadamente a produção de álcool, produção de bagaço, de energia e de gado, já que o gado alimenta-se de bagaço. Isto é o que deve fazer um gestor competente”, vincou Ragendra.

Ragendra De Sousa nega que o sector açucareiro em Moçambique esteja em crise, apesar de, este ano, o grupo sul-africano que estava na gestão da açucareira de Fambisse tê-la abandonado por falta de rendimentos.