Informação

Lançada a Semana do Turismo

Data: 28/09/2019
Lançada a Semana do Turismo

Teve lugar no dia 21 de Setembro, na faculdade de Gestao de Turismo e Informática da UCM, cidade de Pemba, o lançamento da semana do turismo.

Na sua intervenção, o representante do Presidente do município de Pemba, Leonardo Weremo, deu as boas vindas aos presentes.

Por sua vez, o representante da Directora da faculdade, Bonifácio da Piedade, agradeceu pela oportunidade e privilégio de acolher as cerimónias de abertura da Semana do Turismo, alusivas à celebração do dia mundial do Turismo que se comemora a 27 de Setembro.

De seguida, como contextualização, Iolanda Almeida, Directora Provincial da Cultura e Turismo, apresentou os principais indicadores turísticos para a Província, a contribuição do sector para a produção global e para o PIB no País.

Dirigindo-se aos presentes, sua Excelência, Armindo Ngunga, substituto do Governador Provincial, enfatizou o lema do dia 27 de Setembro – Dia mundial do Turismo “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos”, reiterando que a ocasião representa uma oportunidade para reflexão sobre a importância do turismo e sua cadeia de valor no processo de desenvolvimento do País de forma sustentável, uma vez que a data coincide com o dia mundial da limpeza. Finalizando o seu discurso, sua Excelência Armindo Ngunga, apelou à participação de todos, nas diversas actividades ao longo da semana e, endereçou votos de agradecimentos aos presentes.

E para assinalar a efeméride, a abertura da semana, foi abrilhantada com exposições de artesanato, gastronomia, livros e folhetos, declamação de poesia, actuação de grupos culturais e pintura ao ar livre para alunos de escolas circunvizinhas.

O evento contou igualmente com a participação de membros do Governo Provincial, Delegado da ARPAC, representantes do sector privado, estudantes, funcionários da DPCT-CD, DPTAR entre outros.

Estão programadas, ao longo da semana, diversas actividades, dentre as quais, palestras, debates radiofónicos e televisivos, jogos desportivos, saraus e exposições culturais, jornadas de limpeza, entre outras.