Informação

Ministro do Inteior, Jaime Basílio Monteiro exige mais da PRM

Data: 15/08/2016
Ministro do Inteior, Jaime Basílio Monteiro exige mais da PRM

Redução em 23 casos criminais nos últimos doze meses na província de Cabo Delgado levou o Ministro do Inteior, Jaime Basílio Monteiro, a exigir maior empenho da força policial para reduzir ainda mais os delitos.

Do relatório apresentado pelo comandante provincial, Joaquim Sive, o ministro ficou a saber que no ano passado foram registados 915 casos criminais contra 938 em 2015. Segundo Basílio Monteiro, que desde domingo está de visita a Cabo Delgado esta redução não pode orgulhar a força policial nesta província.

Foi neste contexto que orientou a corporação a esforçar-se com vista a prevenir casos criminais, reduzindo-os cada vez mais, para o bem da população.

Dos crimes reportados o ano passado constam roubos (245), furtos qualificados (136), ofensas corporais qualificadas (141), homicídios (56), furtos simples (40), fogos postos (39), e ligados a estupefacientes (33).

Com alguma relevância foram registados 13 casos com recurso a arma de fogo, contra 12 em igual período de 2015. Destes foram esclarecidos 10 delitos e detidos 14 indiciados.

Quanto aos casos de perseguição de albinos, o comandante Joaquim Sive deu a conhecer que  estes reduziram em dois casos, e ocorreram nos distritos de Mueda e Chiúre, onde cinco indivíduos estão detidos acusados de serem os autores.

Na sua visita de quatro dias a Cabo Delgado, o ministro Jaime Basílio Monteiro vai visitar sucessivamente os distritos de Palma, Ancuabe, Chiúre, e diferentes unidades sob sua alçada na cidade de Pemba.