Informação

SPAS oferece KIT's às Mulheres do Centro de Reassentamento de Ntacota no âmbito das comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Data: 08/03/2021
SPAS  oferece KIT's às Mulheres do Centro de Reassentamento de Ntacota no âmbito  das comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

No âmbito das comemorações  do dia 8 de Março Dia Internacional da Mulher,  a Directora do SPAS dra.  

Maria Isabel Raimundo acompanhada pelos Técnicos do DGCAS  e parceiros do FNUAP,  se deslocaram  ao Centro de Reassentamento de Ntacota, Posto Administrativo de Mieze,  Distrito de Metuge,  a fim de fazer o acompanhamento da inserção da Mulher nas diversas actividades de desenvolvimento  na sociedade.

Na chegada, a comitiva foi recebida pela Chefe do Posto, as Estruras do Centro e Líderes Comunitários locais.

Apois cumprimentos de boas vindas pela chefe do Posto, tomando da palavra a Directora do SPAS iniciou por saudar a população presente na cerimônia, e de seguida deu a conhecer o porquê o Dia 8 de Março é comemorado como Dia Internacional da Mulher, tendo dito que foi nesta data que muitas mulheres em reivindicação de direitos iguais foram mortas, e daí, em homenagem a estas Mulheres passou a se comemorar a efeméride.

Ainda na sua intervenção, sensibilizou as mulheres a trabalharem com vista ao contributo no desenvolvimento do País como também para as suas família, pois ela desempenha um papel preponderante na educação familiar sem deixar de lado o papel que ela desempenha na motivação da rapariga a Estudar e na aplicação rigorosa das medidas de prevenção do COVID-19.

Continuando, apelou as Mulheres daquele Centro a aproveitarem as terras férteis daquela região para a prática da agricultura como forma de contributo na renda familiar.

Ao terminar explicou que os Kit's de material diverso que iriam receber eram destinado às raparigas para a sua segurança higiénica e sensibilizou-as a contrariem matrimônio depois dos 18 anos sendo necessário para tal dar a prioridade os Estudos.

De seguida a Representante do FNUAP deu a conhece aos presentes como fazer uso do material.

No final Fez-se a distribuição dos Kit's contendo (2 sabonets, 2 pastas dentífricas, 2 capulanas , 1pente, 1pacote de detergente em pó, Pensos higiénicos, 1 lanterna, 2 mascaras, 1sacola e 1 balde. ) tendo beneficiado *150* *raparigas* daquele Centro.

Atenciosamente :
(Repartição de Comunicação e Imagem/RCI)