Informação

Universidade Lúrio inaugura centro de treinamento em gás e petróleo em Cabo Delgado

Data: 16/09/2019
Universidade Lúrio inaugura centro de treinamento em gás e petróleo em Cabo Delgado

A província já possui um centro de treinamento especializado para indústria de petróleo e gás desde a última sexta-feira.

Trata se de um centro virtual, instalado na Universidade Lúrio, em Pemba, que numa primeira fase, vai formar engenheiros mecânicos, mas num futuro poderá alargar para outras áreas, de acordo com as necessidades do mercado, sobretudo para capacitar a mão-de-obra que será necessária na exploração do gás da bacia do Rovuma.
“Numa primeira fase serão preparados sete professores, e a partir daí caberá a Universidade o número de estudantes a serem treinados com o mesmo nível de capacitação que receberem da nossa empresa”, explicou Ricardo Aboud, director da Bakers Hughes GE Company, a empresa que vai gerir o centro de treinamento virtual.
A infra-estrutura foi inaugurada pelo Reitor da Universidade Lúrio, Francisco Noa, que prevê num futuro breve abrir licenciaturas em petróleo e gás.
“Futuramente poderemos abrir licenciaturas na área de petróleo e gás, mas numa primeira fase iremos formar apenas de acordo com as necessidades do mercado da indústria”, argumentou Francisco Noa, sem revelar o valor investido na instalação da infra-estrutura.
Oficialmente, este e o primeiro centro de treinamento virtual para esta indústria, aberto em Cabo Delgado, onde nos próximos anos inicia a exploração de hidrocarbonetos nos blocos da Área 1 e 4, da bacia do Rovuma.
Para Área 1, o consórcio já aprovou a Decisão Final de Investimento no valor de 25 mil milhões de dólares, sendo que para a Área 4, a decisão foi adiada para até finais deste ano.