Informação

Vila de reassentamento de Namanhumbir praticamente concluída

Data: 03/03/2020
Vila de reassentamento de Namanhumbir praticamente concluída

A vila de reassentamento de Namanhumbir estará concluída no corrente mês de Março de 2020. 

A garantia foi dada pelo Presidente do Conselho de Administração da Montepuez Ruby Mining, Samora Machel Júnior, disse que neste momento falta apenas a canalização da água e instalação da energia eléctrica.

A construção da vila de reassentamento de Namanhumbir, em Montepuez, no sul da Província, está na fase final, dentro de um mês estará pronta para ser ocupada pelas famílias que têm de abandonar a aldeia de Nthoro, localizada debaixo de uma mina de pedras preciosas, que deverão ser exploradas pela mineradora Montepuez Ruby Mining.

Ainda não há datas concretas para a ocupação da vila de Reassentamento, e mesmo depois da transferência, a Montepuez Ruby Mining, compromete-se a ajudar na estabilização sócio-económico das famílias que serão retiradas de Nthoro.

Composta por 105 casas, a construção da vila de reassentamento de Namanhumbir começou em Outubro de 2018, e está avaliada em 10 milhões de dólares, desembolsados pela Montepuez Ruby Mining, a mineradora que pretende explorar as preciosas pedras descobertas na aldeia de Nthoro.