Camponeses abandonam agricultura para trabalhar na indústria extractiva em Balama

Data: 18/11/2019
Camponeses abandonam agricultura para trabalhar na indústria extractiva em Balama

Com a descoberta de recursos minerais, alguns camponeses do distrito de Balama, província de Cabo Delgado, estão a abandonar agricultura em busca de emprego nos Mega-projectos da indústria extractiva.

Entretanto, devido a falta de qualificações para ocupar as vagas, alguns camponeses, estão a frequentar curso técnicos profissionais.

O Centro de Formação Técnico Profissional de Balama, sul de Cabo Delgado, começou a funcionar este ano. Na lista das pessoas aprovadas no primeiro curso, estão mulheres camponesas, que abandonaram enxadas, esqueceram as machambas, e quebraram traduções para prender uma profissão, que nunca haviam pensado em fazer na vida.

Inaugurado pelo governador de Cabo Delgado, o Centro de Balama foi construído pela TWIGG Mining Resources, a Mineradora Australiana que explora o grafite, que desembolsou cerca de 20 milhões de Meticais, para ajudar ao governo, na solução do problema da falta de mão-de-obra qualificada.

Segundo previsões, o centro de Balama, deverá formar cerca de 100 pessoas por ano, entre electricistas, mecânicos, carpinteiros entre outros cursos técnicos.