O Distrito

Encontre aqui toda informacao sobre o Distrito

Mapa chiure

O Distrito de Chiúre geograficamente localiza-se a sul da Província de Cabo Delgado e dista a 137 km da capital Provincial  (Pemba). É a principal porta de entrada da Província, atravessado pela estrada nacional N1 e faz fronteira com a Província de Nampula (Distrito de Erati) através do rio Lúrio.

Ler mais

O Distrito possui uma superfície de 4.210 Km2 é constituído por 6 Postos Administrativos designadamente Chiúre sede, Chiúre-Velho, Katapua, Namogelia, Mazeze e Ocua, 16  localidades (Chiúre-Sede, Jonga, Milamba, Chiúre-Velho-Sede, Micolene, Mugipala, Katapua-Sede, Meculane, Mazeze-Sede, Juravo, Murocue, Namogelia-Sede, Bilibiza, Ocua-Sede, Marera e Samora Machel), 110 aldeias e 85 bairros.

Segundo dados do censo 2007, o Distrito de Chiúre é o mais populoso  da Província com um universo de 217.487 habitantes, o que representa 13.5% da população da província, com uma superfície de 4.210 Km2, possui uma densidade populacional de 51.65 hab/Km2.

Ler mais

Etimologicamente o termo Chiúre provém da palavra “Essuri” que em língua Emakhua, significa uma construção cilíndrica ou seja circular. Segundo contos históricos dos nativos da região, relatam  que o termo  provém dos antigos hábitos de construções de residências e celeiros, em forma cilíndrica.

Ler mais