O Administrador do Distrito de Palma, Concedeu uma Conferência de Imprensa sobre o Processo de Reassentamento Populacional em Afungi – Distrito de Palma

Data: 28/12/2017
O Administrador do Distrito de Palma, Concedeu uma Conferência de Imprensa sobre o Processo de Reassentamento Populacional em Afungi – Distrito de...

O Administrador do Distrito de Palma, David Machimbuko, concedeu no passado dia 10 de Dezembro de 2017, uma conferência de imprensa a diversos órgãos de comunicação social, onde se abordava acerca do processo de reassentamento populacional em Afungi.

Abordou que na primeira fase do reassentamento, fez-se o levantamento e confirmação de 100 famílias para serem reassentadas e que muito em breve irão receber as suas compensações. As referidas famílias são as que estão muito próximas a zona onde ira iniciar as actividades dos projectos. Contudo, deste número, 8 famílias serão as primeiras a ser reassentadas numa fase piloto, a chamada “fase zero”. Fez-se também o levantamento de 150 hectares de terra para produção e atribuição de DUAT’s a população reassentada.

Questionado acerca do tratamento dos ente-queridos das famílias enterrados nas zonas abrangidas, o Governante afirmou que já existe um local identificado para onde sepultados os corpos, depois de exumados e que o processo irá envolver técnicos especializados na área de modo a permitir melhor identificação dos corpos. Afirmou ainda que a população já está a par deste facto e que concordaram, aguardando apenas o início do processo.

No que tange a transparência do processo, o Administrador afirmou que a população está envolvida directamente no processo e o Governo do Distrito, por intermédio do Chefe do Posto Administrativo Palma Sede irá monitorar o processo na sua totalidade, assim como no pagamento das compensações.

Para garantir uma melhor gestão das compensações a ser pagas as populações abrangidas, o Governo, em parceria com Instituições bancárias, criou um mecanismo de melhor gestão dos valores, para que o cidadão tenha maior controlo na aplicação dos seus valores.

No que tange a segurança pública no Distrito, o Governante afirmou que não existem quaisquer sobressaltos, uma vez existir um Comando Distrital da PRM que garante a ordem e tranquilidade da população.

Sobre os ataques registados no vizinho Distrito de Mocimboa da Praia, o Administrador concluiu que a situação está normal e tranquila, e que a população tem colaborado sempre com a Policia na procura e denúncia de pessoas de condutas duvidosas neste Distrito.