O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, efectua visita ao Distrito de Palma

Data: 05/07/2018
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, efectua visita ao Distrito de Palma

A Visita do Chefe do Estado enquadra-se no âmbito da Visita Presidencial à província de Cabo Delgado, de Abril passado, onde, por razões das más condições climatéricas, teve que encurtar a interacção com a população do Distrito de Palma.

Assim, o Presidente da República, realizou no distrito de Palma, comício popular e uma Sessão Extraordinária do Governo Distrital alargada a outros quadros, que teve lugar no dia 29 de Junho de 2018.

O Alto Magistrado de Nação Moçambicana, de forma concisa saudou a população e abriu espaço para milhares de jovens presentes no comício, para de forma franca e aberta ouvir as sensibilidades e juntos encontrara soluções para os problemas que sufocam os residentes do Distrito de Palma em particular e do país no geral.

Por outro lado, o Chefe do Estado, informou aos jovens para não acatarem os enganos de que Palma é rico, mas sim descobriu-se gás, e que neste momento está em curso à implantação de infraestruturas no âmbito do projecto de liquefacção de gás natural da Bacia do Rovuma, uma construção que poderá chegar até em 2024.

Nesta senda, o Chefe do Estado, tranquilizou a juventude dizendo que o Governo está a trabalhar junto com as empresas de gás, no sentido de identificar as necessidades de mãos de obras, daí que vai colaborar para treinar os jovens de Palma, se precisarem de carpinteiros, electricistas, serralheiros, vamos pedir para treinar jovens aqui mesmo, afirmou o Chefe do Estado.

Dirigindo-se a população do Distrito, o Chefe de Estado aproveitou o momento para lembrar sobre a situação de instabilidade criado pelos homens criminosos que semeiam luto e medo nos distritos de Palma, Nangade, Mocimboa da Praia, Macomia e Quissanga, pediu para denunciar as autoridades e garantiu que as forças de defesa e segurança continuam determinadas na protecção da população.

Por outro lado, dirigiu uma Sessão Extraordinária do Governo Distrital alargada a outros quadros, onde o Chefe do Estado ficou informado sobre os resultados alcançados durante o período de 2017, como também as principais realizações do I Semestre do ano 2018, no quadro de cumprimento do Plano Quinquenal do Governo 2015 a 2019. Os resultados traduzem pelo esforço conjunto entre o Governo do Distrito, as lideranças comunitárias e todas forças vivas das sociedades nos diferentes ramos de produção.

O exercício económico de 2017 marcou pelo aumento da produção de alimentos que garantiram a segurança alimentar e da arrecadação da receita pública.

Na deslocação ao Distrito de Palma, o Presidente Nyusi fez-se acompanhar pelos Ministros da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua; da Defesa Nacional, Atanásio Salvador M’tumuke; do Interior, Basílio Monteiro, e da Terra e Desenvolvimento Rural, Celso Correia; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.