Palma realiza o X Festival Nacional de Cultura (FNC) – Fase Distrital

Data: 10/05/2018
Palma realiza o X Festival Nacional de Cultura (FNC) – Fase Distrital

Com objectivo de resgatar a nossa cultura, hábitos e costumes, realizou no dia 28 de Abril do ano corrente o X Festival Nacional da Cultura (X FNC), em todos actores e fazedores da cultura ao nível do Distrito, Sob o Lema: “a cultura promovendo a mulher, a identidade e o desenvolvimento sustentável”.

Foram apurados 09 grupos culturais para Fase Distrital, em representação dos Postos Administrativos e Localidades, nomeadamente, Mapiko de Mute (Mute), Utimbo (Palma-Sede), Grupo Sitaki Shale (Palma-Sede), Nzobe de Mondlane (Olumbi), Grupo Poder (Olumbi), Associacao Vumulia (Palma-Sede), Arte Makonde (Pundanhar), Teatro (Pundanhar) e Ususukilize (Palma-Sede).

A Cerimónia do X FNC- Distrital, foi dirigida pelo Exmo Senhor Director da Saúde em representação do Excelentíssimo Senhor Administrador do Distrito. O evento aconteceu no local de comício popular de Palma – sede (Muembe Ngoma).

Estavam 8 presentes grupos culturais desses 1 de artesanato, 2 de canto coral, 3de dança tradicional, 1 de Teatro, 1 de Arte Makonde com cerca de 110 artistas e cerca de 700 participantes ou espectadores desses (população, funcionários, alunos, autoridades dos 6 Bairros que compõe o Posto Sede, representantes dos Postos Administrativos, técnicos da Rádio Comunitária de Palma e Membros do Governo do Distrito).

De referir que, dos 09 previstos para Fase Distrital só participaram 08 grupos culturais, notando-se ausência do grupo Sitaki Shale, dos participantes foi apurado o grupo Utimbo em primeiro lugar.

Para os passos subsequentes inerentes às competições na Fase Provincial, os esforços estão sendo envidados no sentido de garantir a participação condigna nas datas previstas (dia 25-27 de Maio do ano corrente). Daí, rumo a Fase Nacional que vai ter lugar na Cidade de Lichinga na Província de Niassa.