Origem da População

Data: 22/11/2017

A população de Palma na época da penetração Árabe, ficou conhecida por povo TUNGUI, nome que foi dado por um comerciante árabe chamado por ABU SAID, que ao pedir água a uma habitante local, este lhe terá dado num recipiente de barro similar a um jarro de barro, que na língua Suahili era designado por Ntungui, dai derivando o nome que Abu Said atribuiu ao povo de Palma.

A língua predominante nessa época era o Quimacue. Mas por influência do povo vizinho da Tanzânia, o povo da baía de Tungui também comunicava em Suahili. aspecto particular entre o povo Tungui era que os homens na sua maioria comunicavam com as suas mulheres e filhos na língua Suahili, ao passo que estas mulheres e os seus filhos, por sua vez, comunicavam com os homens na língua Macue. Daqui se conclui que a língua Suahili foi concebida como uma língua para os homens, e a língua Macue era para as mulheres e crianças.

 Com início de um novo tipo de comércio, os chefes Macondes e Macuas, nas suas viagens para a costa (Baia de Tungui), levavam marfim e escravos para comercialização com os Árabes, dando assim como origem a criação de uma nova língua Macue, que surgiu da fusão da língua Maconde e da língua Macua.