Condições Físico – Naturais

Data: 23/11/2017
Condições Físico – Naturais

Topografia

O distrito de Palma predomina as planícies costeiras que são dissecadas por alguns rios que sobem da costa para o interior, que gradualmente passa para um relevo mais dissecado com encostas mais declivosas intermédias, da zona sub-planáltica de transição para a zona do litoral. O distrito encontra-se a uma altitude média de 1.500m em relação ao nível das águas do mar.

Tipos de Solos e Sua vegetação:

O distrito apresenta as seguintes características dos solos:

È Solos arenosos, lavados a moderadamente, predominantemente amarelos a castanhos-acinzentados, quer seja os da cobertura arenosa do interior (Ferralic Arenosols), quer seja os das dunas arenosas costeiras (Haplic Arenosols), e ainda pelos solos da faixa do grés costeiro, de textura arenosa a franco argilo arenosa de cor predominantemente alaranjada (Ferralic Arenosols). Os solos arenosos hidromórficos de depressões e baixas ocorrem alternados com as partes de terreno mais elevadas (Gleyic Arenosols).

È Para a prática da actividade agrícola o distrito possui solos propícios tais como argilosos, arenosos, alvionares e limosos.

A vegetação normalmente obedece à disposição do relevo, ou seja, quanto mais se penetra para o interior, a vegetação torna – se mais densa, tomando a forma de floresta.

Os principais tipos de vegetação predominantes no distrito são:

È Floresta aberta e mata alta;

È Floresta fechada e mata alta;

È Savana e mata mista; e

Mangais e palmares.

Solos

O distrito é potencial em recursos florestais e faunísticos e  as principais espécies de madeira existentes no distrito são: Pau-ferro, Umbila, Jambirre, Chanfuta e Pau-preto.

As comunidades aproveitam os recursos florestais para extracção de carvão vegetal e combustível lenhoso como fonte de rendimento familiar.

Por conseguinte, o distrito vem apresentando sinais de desflorestamento, devido a prática de queimadas descontroladas para abertura de machambas, assim com o abate indiscriminado de árvores para a produção de madeira, bambus e combustível lenhoso (lenha e carvão).

Clima

O distrito possui um clima com características de zonas tropicais seco e húmido, com temperaturas altas 35ºc e mínimas 17ºc, sendo as médias anuais 26,2ºc.
A região apresenta um clima do tipo sub-húmido seco, onde a precipitação média anual varia entre 80 e 90mm e a temperatura média durante o período de crescimento das culturas excede os 25ºC (24 à 26ºC). A evapo-transpiração potencial é da ordem dos 1400 a 1600 mm.

Hidrografia

O distrito possui vários cursos de água, sendo a destacar os seguintes rios: rio Rovuma, Macanga (50km) que nasce no distrito de Nangade, atravessa o distrito de Palma e desagua no Oceano Indico, Meranvi (50Km) que faz fronteira com o distrito de Mocimboa da Praia, Nhica do Rovuma localizado no Nordeste e o rio Mapipa situado a Nordeste de Pundanhar e desagua no rio Rovuma, Nkumbe (35km) e Quibanda (30Km).

Ao longo destes rios as comunidades aproveitam a água para regadio, consumo e pesca artesanal.

Geologia

A geologia do distrito  é basicamente composta por diferentes tipos de solos com maior destaque para:

È Arenitos, argilas e rochas a fins;

È Aluviões; e

È Rochas carbonatadas.

Isto confere-lhe um grande potencial na ocorrência do Calcário e Hidrocarbonetos

existentes no distrito, constituindo assim um potencial recurso ainda por explorar. 

Ecologia

Os pricipais locais ecologicos são as margens e a bacia do rio Rovuma. Os factores de riscos ao meio ambiente são:

Erosão; 

È Corte de madeira;

È Conflito homem fauna bravia;

È Extração de solos em lugares impróprios para o fabrico de blocos;

È Deficiente sistema de saneamento do meio; e

È Queimadas descontroladas.

 Estes factores tem como causas a exploração iracional dos recursos disponíveis, com maior incidência nos Postos Administrativos  sede, Olumbe  e Quionga.

Fauna Bravia

O distrito possui um potencial faunístico bastante rico em espécies sendo a destacar: elefantes, porcos-bravos, búfalos, leões, gazelas, hipopótamos,  crocodilos, javalis, impalas, macacos e a fauna bravia tem potencial para a caça comercial e para o turismo.

Quanto aos recursos florestais, possui espécies vegetais tais como: pau-ferro, umbila, jambirre, chanfuta, muanga, muturia e pau-preto.

A população utiliza as espécies florestais existentes para produção de diverso mobiliário, construção, venda e como combustível lenhoso e serve de fonte de rendimento.

A caça também é um recurso de que o distrito dispõe para enriquecimento da dieta das famílias e as espécies mais caçadas incluem: gazelas, porcos-bravos, javalis e búfalos.