Informação

Cabo Delgado prevê produzir mais de 35 mil toneladas de castanha de caju

Data: 08/03/2019
Cabo Delgado prevê produzir mais de 35 mil toneladas de castanha de caju

Na presente campanha agrícola, Cabo Delgado prevê produzir mais de 35 mil toneladas de castanha de caju, anuncido pelo Governador Júlio Parruque

, quando visitava o viveiro da aldeia Nanduli, Distrito de Ancuabe, um  dos maiores da província, chegando a produzir mais de meio milhão de mudas de cajueiros por ano no dia 04 de março do ano em curso.

Parruque disse ainda que a província tem a castanha de caju uma das culturas da bandeira, daí que urge a necessidade de monitorar constantemente a sua produção.
Impressionado com o que viu em Nanduli, explicou que a técnica que actualmente está sendo usada na produção de mudas, através da enxertia, introduz um novo cenário na produção da castanha de caju que, por conseguinte, aumenta a produtividade desta cultura de rendimento.
Afirmou ficar mais impressionado ainda por ter encontrado técnicos locais que trabalham no viveiro de Nanduli, os quais têm a habilidade de tratar plantas de cajueiros com carinho e mestria.
É aposta do Executivo de Cabo Delgado, de acordo com o seu timoneiro, pôr as famílias a apropriarem-se da produção de castanha de caju, visto que ela melhora significativamente a renda dos produtores.

Após ter visitado o viveiro de Nanduli, propriedade do Instituto Nacional de Caju, INCAJU, Júlio Parruque enalteceu o trabalho que vem sendo feito naquele projecto que é importante, pelo que deve-se dar apoio aos técnicos que lá trabalham.
Parruque afirmou que o Executivo está  a incentivar as comunidades de Cabo Delgado a produzirem mais e melhor castanha de caju, porque, segundo suas palavras, sabe-se bem o impacto financeiro positivo que esta cultura de rendimento provoca nas famílias e na economia nacional.
"Queremos produzir mais do que na era colonial, nós somos capazes, a terra é nossa e é generosa. E o governo de Moçambique aposta de forma incisiva no fomento de cajueiros".
O Governador de Cabo Delgado exortou, na ocasião, no sentido de os cidadãos aumentarem seus campos de cultivo, prevenir doenças, agudizar a vigilância.
Por seu turno, no comício de Nanduli, bastante concorrido, a população pediu a Júlio Parruque mais fontes de água potável, energia eléctrica,  reparação da via que liga àquela comunidade.
Entretanto, Parruque disse ter registado todas preocupações levantadas e serão objecto de estudo, por forma  que, paulatinamente, sejam resolvidas.