Informação

Administradora de Macomia de Macomia, desafia avicultores a aumentar a produção

Data: 24/04/2018
Administradora de Macomia de Macomia, desafia avicultores a aumentar a produção

Em contacto com os criadores de frango de corte nos bairros de Nanga, Napulubo, Changane e Xinavane, arredores da vila-sede, à 18 de Abril, a administradora de Macomia, Joaquina Nordine, desafiou os mesmos a aumentar a produção para responder o mercado local e da província em geral.

A administradora Joaquina Nordine, disse aos avicultores para desde já, pensar no aumento da produção, porque o surgimento do projecto de gás natural em Palma, abre uma oportunidade para maior procura de frango e o distrito de Macomia, como parte da província e corredor principal aquele distrito do norte não deve estar alheio a essa realidade.
Dos 4 criadores visitados, nenhum consegue chegar a mil frangos. A sua produção varia de 200 a 500 pintos, dai que a necessidade de multiplicar para garantir o mercado.
Por outro lado, os criadores de frango, embora satisfeitos, queixam-se de falta de mercado e bem como de espaços para implantação dos seus projectos.
Face a esta preocupação, Joaquina Nordine, disse os para recorrer as zonas de expansão da vila para erguer os seus empreendimentos.
Em 2018, o distrito de Macomia, propõe-se a produzir através de aviários de privados e de associações 15 toneladas de carne de frangos de corte e 830 dúzias de ovo.