Informação

Governador da Província entrega máquinas de costura à famílias deslocadas

Data: 16/09/2020
Governador da Província entrega máquinas de costura à famílias deslocadas

O Governador da Província, Valige Tauabo, procedeu no dia (14/09/2020), a entrega de 162 máquinas de costura e respectivos acessórios a comunidade islâmica e cristã.

Que posteriormente vão fazer chegar as famílias deslocadas devido ao terrorismo na zona centro e norte da Província.

As máquinas de costura resultam da contribuição de 15 empresas moçambicanas operando em vários ramos de actividades, no âmbito do Projecto “Recomeçar a Vida, criando o auto-emprego para as famílias deslocadas em Cabo Delgado”.

O Projecto Recomeçar a Vida, é uma iniciativa da Câmara do Comércio Moçambique Portugal, que hoje foi lançada com a cerimónia de entrega simbólica das máquinas de costura.

Valige Tauabo, discursando momentos depois de entregar as máquinas aos representantes das duas comunidades religiosas, pediu para que façam chegar aos destinatários, com a indicação de que, o bom uso e a manutenção das mesmas é fundamental, para manter o seu funcionamento e reduzir os custos de reparação.

Para o Chefe do Conselho Executivo Provincial, a doação dos meios de subsistência reveste-se de um senso patriótico porque vai permitir aos beneficiários alcançarem a independência económica.

O Presidente do Conselho Islâmico de Cabo Delgado, Gulzar Normomed, garantiu que a sua organização vai fazer a selecção dos beneficiários de uma forma justa e transparente e treiná-los na utilização das máquinas de costura.

Por seu turno, o Bispo da Diocese de Pemba, Dom Luís Lisboa, disse que esse gesto é prova inequívoca que, é possível vencer a intolerância, a indiferença de pessoas que pensam, rezam e fazem escolhas diferentes.

Dom Luís Lisboa fez saber que, para ajudar as pessoas deslocadas a se recomporem e olhar com mais esperança o futuro, a Igreja Católica faz trabalhos de apoio psico-social.