Informação

Governo de Cabo Delgado activa o Comité Operativo de Emergência

Data: 25/04/2019
Governo de Cabo Delgado activa o Comité Operativo de Emergência

Diante da previsão da ocorrência de uma *tempestade tropical severa* _(Kennet)_ no Canal de Moçambique que atingirá a Província, entre os dias 24 e 28 de Abril corrente, 

o Governo da Província convocou o Comité Operativo de Emergência (COE).

O COE realizado pelas 18:00 horas do dia 23 de Abril de 2019, apreciou as informações das Delegações Provinciais do INAM e do INGC, complementadas pela ARA-Norte, ANE, EDM e FIPAG. As informações convergem na necessidade de *adoptar medidas de precaução* face a previsão de ocorrência de chuvas torrenciais, trovoadas e ventos fortes que poderão resultar em inundações urbanas, transbordo dos principais rios e pequenas bacias costeiras.

Em sede do COE, *Júlio  Parruque* orientou aos sectores e delegações para estarem em *prontidão* , tendo vincado que a prioridade é salvar vidas humanas, pelo que  o funcionamento da sala de operações para monitorar o fenómeno era imediato. Orientou igualmente ao INGC para o *pré-posicionamento* no terreno, com os meios a dispisição devendo reforçar as mensagens de alerta às comunidades, através dos Comités de Gestão do Risco de Calamidades Naturais.

O Governador da Provincia partilhou ainda as orientações as Administradores Distritais para instruir as populações para não se fazer ao mar, abandonar as zonas ribeirinhas, baixas dos rios, áreas susceptíveis a inundações, deslizamento de terras e rosão, devendo se fixar em zonas altas e áreas seguras.

Ao nivel distrital, foram activados os COE daquele nível, estando em curso o trabalho de alertar as populações, mapeamento de locais seguros para acolhimento e rotas de evacuação, apelar a calma e instruí-las para seguir as recomendações das autoridades administrativas, de gestão de calamidades naturais e sanitárias.