Informação

lançamento da primeira pedra das obras de construção estrada Mueda-Negomano

Data: 09/10/2018
lançamento da primeira pedra das obras de construção estrada Mueda-Negomano

"A construção da estrada Mueda a Negomano, ligando  Moçambique e Tanzania, é a concretização do sonho de Samora Machel e Julius Nyerere" disse o Presidente da República de Moçambique

Falando na cerimónia de lançamento da primeira pedra das obras de construção daquela rodovia, que liga Moçambique e Tanzania, Filipe Nyusi disse que "finalmente a estrada que une os dois países está a acontecer e ela vai mudar por completo o rumo  da vida das populações".
Porque a via Mueda a Negomano passa por uma zona tampão da Reserva do Niassa, segundo Nyusi, ela irá facilitar a prática do eco-turismo.
O Chefe de Estado explicou ainda que a asfaltagem da estrada n•1251 está no contexto do protocolo de integração regional da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC.
Filipe Nyusi anunciou que durante a construção serão criados mais de 400 postos de emprego para a população local.
Entretanto, David Mambombo, representante do Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, em Moçambique, disse que a instituição está em negociação com o Governo visando financiar  igualmente as obras da fase 2, que compreende o troço Roma/Mueda, em 2019, já que a primeira, com o financiamento garantido, vai de Negomano a aldeia Roma.
O Comissário Regional de M'twara, Guisste Diakanwa, também presente na cerimónia do lançamento da primeira pedra da estrada Mueda/Negomano, em representação do seu país, disse que aquela infraestrutura rodoviária, uma vez concluída, trará ganhos económicos de ambos os lados.
As obras durarão 30 meses e estão orçadas em pouco mais de 42 milhões de dólares americanos.