Informação

A Província de Cabo Delgado abre o ano Judicial com um aumento de casos de processos pendentes

Data: 14/03/2017
A Província de Cabo Delgado abre o ano Judicial com um aumento de casos de processos pendentes

A Província de Cabo Delgado abre o ano Judicial com um aumento de casos de processos pendentes, na ordem de seis ponto trinta e sete porcento, comparativamente a sete mil e trezentos e quarenta e cinco processos de dois mil e quinze.

      

 O facto acontece num altura em que, até Abril do ano transacto, noventa porcento dos reclusos que cumpriam a prisão preventiva na cadeia provincial, estavam com prazos largamente expirados.

Os dados apresentados pelo Juiz Presidente do Tribunal Judicial de Cabo Delgado, esta Quarta-feira, dão conta de um relativo aumento do número de casos pendentes, entrados, julgados e tramitados em dois mil e dezasseis.

Na sua intervenção, o Delegado do Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica manifestou a sua preocupação com relação a demora na implementação de penas alternativas a prisão para descongestionamento das cadeias.

O Procurador chefe provincial voltou a reiterar a necessidade de criação de condições para a instalação e funcionamento dos tribunais distritais, em Muidumbe, Ibo, Metuge e Quissanga.

 

O Governo da Província propõe a introdução de um novo modelo de avaliação que permita aferir o nível de desempenho dos diferentes órgãos de administração da justiça.

 

No encontro, não foram avançados dados sobre casos de corrupção e muito menos número de infrações ligados aos crimes contra o meio ambiente, numa província onde a pratica do garimpo ilegal envolvendo nacionais e estrangeiros, atingiu níveis alarmantes nos últimos anos.