Informação

CEP avalia desempenho da Direcção Provincial de Saúde e das Obras Públicas

Data: 16/09/2020
CEP avalia desempenho da Direcção Provincial de Saúde e das Obras Públicas

Os membros do CEP de Cabo Delgado, reunidos no dia 10 de Setembro em curso, na VII sessão ordinária do órgão, avaliaram de forma positiva o desempenho das Direcções Provinciais de Saúde e das Obras Públicas, durante o primeiro semestre do ano de 2020.

Para o sector da Saúde, a informação prestada relativa a situação epidemiológica da Província indica que, as doenças de notificação obrigatória registaram uma redução significativa nos últimos seis meses, ao serem registados 251 mil 230  casos de malária e 23 mil e 591 casos de diarreias, estas cifras correspondem a 48.9 por cento para a malária e 10.9 para a diarreia.

Apesar disso, a cólera e o sarampo registaram um aumento significativo de casos registados, sendo que, a cólera aumentou quase em 100 por cento quando comparado com os casos registados no ano passado em igual período, ao notificar-se um cumulativo de 1.544 casos destes 25 resultaram em óbito.

O sarampo por exemplo, devido a retracção da capacidade de assistência motivada pelo encerramento de algumas Unidades Sanitárias nos Distritos com insegurança fez com que a afluência aos postos de vacinação reduzisse e a mobilidade das pessoas para regiões seguras contribuiu para o não cumprimento do calendário vacinal das crianças.

Por seu turno, a informação da avaliação do desempenho do sector das Obras Públicas durante o período em análise dá conta que, as acções se focalizam em três componentes como, abastecimento de água, reabilitação de estradas e pontes e ainda foi  apresentado informação sobre o projecto habita.

Quanto ao reforço da capacidade no abastecimento de água, na Província durante os primeiros seis meses do ano foram construidas 30 novas fontes de água, sendo 10 no Distrito de Chiúre, 10 em Ancuabe e as restantes 10 no Distrito de Namuno.
Refira-se que, este ano o sector prevê construir um total de 56 fontes de água.

Ainda durante o semestre foram concluidas obras de construção e reabilitação de três sistemas de abastecimento de água as Sedes dos postos administrativos de  Mavala, Katapua, e Machoca.

No que refere a rede de abastecimento de água através de pequenos sistemas, estão em curso obras dos sistemas de Kwekwe em Balama,  Meloco no Distrito de Namuno e Namogelia em Chiúre.

Para melhorar a transitabilidade nas rodovias da Província, estão em curso obras de reabilitação de estradas nos troços Samora Machel-Namogelia em Chiure, Meluco-Nguia e Montepuez-Nairoto, estas últimas são obras de emergência.

Actualmente, a Provincia possui 3.640 fontes de água destas para um universo de 859 mil 800 habitantes, 148 encontram-se avariadas, e o nível de operacionalidade é de 95.93 por cento com a cobertura de 64.2 por cento.

O Director Provincial das Obras Públicas, Gildo Charles Napanhula, falando do projecto habita explicou que, serão construidas um total de 100 casas evolutivas para jovens funcionários públicos que foram atribuidos talhões no âmbito do Fundo de Fomento de Habitação.

Napanhula fez saber que, o projecto abrange três Distritos a saber, Pemba 60 casas, Montepuez e Mecúfi 20 moradias cada. Assim, os beneficiários vão pagar em prestações durante o período de 20 anos, sendo que, para a cidade são 2.700 meticais e o campo 1.500 meticais por mês.