Encerradas Tres Mesquitas em Pemba

Data: 14/12/2017
Encerradas Tres Mesquitas em Pemba

A Direcção provincial de Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Cabo Delgado, norte de Moçambique, ordenou o encerramento, com efeitos imediatos, de três mesquitas localizadas na cidade de Pemba, em conexão com os ataques armados registados em Outubro passado no distrito de Mocímboa da Praia.

Álvaro Gonçalves, Director provincial da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, diz que esta medida, que foi tomada pelo Governo, abrange apenas as mesquitas que tiveram contacto com o grupo de indivíduos envolvidos nos ataques.
Assim, foram encerradas, por tempo indeterminado, as mesquitas localizadas nos bairros de Cariaco, na zona do Embondeiro, Alto Gigone e Chiuba.
A decisão é irreversível e será extensiva a outras da cidade de Pemba e dos distritos de Chiúre, Montepuez, Mocímboa da Praia, Palma e Nangade, disse Álvaro Gonçalves, citado hoje pelo diário Noticias.
Este assunto que está a ser tratado em coordenação com o Conselho Islâmico e outras forças vivas da sociedade, disse Gonçalves, avançando que algumas das mesquitas poderão ser reabertas dependendo dos resultados das investigações em curso.
O Sheik Nassurulahe Dula, do Congresso Islâmico, confirma que as mesquitas visadas tiveram de facto contacto com o grupo ora procurado pelas autoridades e que promoviam o fundamentalismo islâmico, orientação da qual a sua congregação se distancia completamente.
Eles proíbem as crianças de ir a escola oficial, de ir aos hospitais, incitavam a população a abster-se de possuir documentos oficiais, desafiavam as autoridades policiais, atitudes que não fazem parte da doutrina do islão e nós não estamos a favor destes desmandos, disse.
Segundo ele, Moçambique é um Estado com instituições a funcionar e não pode aparecer uma seita religiosa que ponha em causa esse pleno funcionamento institucional.