III REUNIÃO PROVINCIAL DO ENSINO SUPERIOR

Data: 31/08/2018
III REUNIÃO PROVINCIAL DO ENSINO SUPERIOR

Com vista a melhoria da coordenação e criar sinergias para o melhor fluxo da informação entre as Instituições de Ensino Superior e a DPCTESTP, a Direcção Provincial da ciência e tecnologia, ensino superior e técnico profissional realizou a III Reunião Provincial do Sector.

A Reunião contou com a presença do Exmo Senhor Director PCTESTP, a Directora provincial da Educação e Desenvolvimento Humano em representação do Excelentíssimo Senhor Secretário Permanente Provincial, Directores/Delegados das IES, seus representantes das áreas Pedagógica, Pesquisa e extensão e  Administrativa, membros do Colectivo de Direcção PCTESTP, técnicos e convidados.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Director Provincial desta Direcção o dr. Rogério Jorge Tiago Jaime, onde não deixou de enaltecer sobre os desafios deste sector para a melhoria da qualidade de formação e uso da investigação e extensão ao serviço das comunidades.
Dos diversos pontos abordados e que foram pontos de debate salientam-se os mecanismos de melhoria do fluxo de informação neste sector, a situação do funcionamento das IES de 2015 a 2018, A apreciação do Decreto 46/2018 de 01 de Outubro que regula o Licenciamento e funcionamento das Instituições de Ensino Superior e assuntos sobre o assedio sexual e Corrupção nas IES.
O ponto máximo foi a instituição do Fórum Provincial das IES, tendo sido indicado o Director Provincial da CTESTP como presidente e os senhores Bianca Uamusse (directora da FGTI da UCM) como I Vice-presidente e Marcelino Inácio Caravela (Director da FCN) como II Vice-presidente), tendo sido marcada para uma data ainda a anunciar a I sessão deste órgão, agendado para o mês de Outubro.