Battery Minerals garante fundos para projecto de grafite

Data: 10/09/2018
Battery Minerals garante fundos para projecto de grafite

A empresa australiana, Battery Minerals, diz que há sete grupos interessados em garantir os fundos necessários para o projecto de exploração de grafite em Moçambique.

De acordo com o diário The West Australian, citado pelo Macauhub, as acções da empresa sofreram uma queda forte quando a Resource Capital Funds desfez um acordo no valor de 30 milhões de dólares em capital social e em dívidas.

O director-geral, David Flanagan, disse haver entidades interessadas em garantir o financiamento necessário para o desenvolvimento do projecto, antecipando a empresa iniciar as exportações de grafite doze meses após a angariação dos fundos.

“A Battery Minerals está a analisar métodos para explorar o vanádio existente nos activos mineiros que detém em Moçambique, com um valor estimado em 10 mil milhões de dólares”, disse Flanagan.

A Battery Minerals obteve em Março de 2012 uma licença mineira para desenvolver o projecto de exploração de depósitos de grafite em Montepuez, província de Cabo Delgado.

A Battery Minerals é uma empresa cotada na Bolsa de Valores da Austrália que produz flocos concentrados de grafite e que dispõe de dois depósitos de grafite de classe mundial em Montepuez e Balama Central.

A empresa assinou já quatro contratos vinculativos para fornecer até 41 mil toneladas de concentrado de grafite por ano, quantidade que representa cerca de 80% da previsão de produção anual do depósito de Montepuez.