Noticias de Montepuez

O governo distrital de Balama, na província de Cabo Delgado, diz que o desvio de água da barragem de Chipembe para abastecer a fábrica de processamento de grafite, a ser explorada pela empresa Sirah, naquela que é considerada uma das maiores reservas daquele minério à escala mundial, não vai afetar as necessidades de consumo das comunidades locais em termos de consumo doméstico e produção de comida.

Ler mais

A corrida pelos rubis de Namanhumbir levou ao fluxo de mineiros artesanais pobres, compradores não licenciados, contrabandistas, pessoas de idade mediana, de conduta duvidosa e gangs de ladrões, todos a tentarem tirar a sua parte do rico solo vermelho de Montepuez muitas vezes servido-se da violência para conseguirem as preciosas pedras coloridas. Porém, pior do que eles, tem actuado agentes da Polícia da República de Moçambique(PRM) ao serviço da Montepuez Ruby Mining, Limitada.

Ler mais

A mineradora nacional Mwiriti, que explora pedras preciosas em Cabo Delgado, confirma a existência de ouro no posto administrativo de Nairoto, distrito de Montepuez. O mineral poderá começar a ser explorado a partir de Abril de 2019.

Ler mais

A delegação da UP em Montepuez graduou, segunda-feira, (19/11) 163 novos técnicos de várias áreas de conhecimento. Na ocasião, o governador de Cabo Delgado Júlio Parruque disse que um dos desafios que urge compreender sua origem e motivação é o comportamento 

Ler mais