Universidade Pedagógica gradua 163 estudantes

Data: 21/11/2018
Universidade Pedagógica gradua 163 estudantes

A delegação da UP em Montepuez graduou, segunda-feira, (19/11) 163 novos técnicos de várias áreas de conhecimento. Na ocasião, o governador de Cabo Delgado Júlio Parruque disse que um dos desafios que urge compreender sua origem e motivação é o comportamento 

desviante dos jovens que engrossam o grupo de malfeitores, que  aterroriza alguns distritos de Cabo Delgado. Os desafios que se impõe à província face ao aumento demográfico, ao crescimento das vilas e cidades, as descobertas de recursos que demandam o uso da mecamização e tecnologias avançadas, referiu Parruque, requerem uma maior responsabilidade sobre o ambiente, na redução do uso intensivo de recursos naturais, na prevenção da poluição do ar, da água e dos solos.

Neste sentido, é tarefa dos técnicos do ambiente, ora graduados, acrescentou, promover maior compreensão, organização e planificação das acções impactantes sobre o meio, para evitar a sua degradação precoce.

O Governador de Cabo Delgado recomenda que o ensino superior seja inovador, no sentido de investir no desenho de cursos que produzam habilidades, para que a província tenha capacidade de dar resposta às necessidades da indústria de mineração e hidrocarbonetos e não só.

Desafiou ainda a UP, Delegação de Montepuez para,  junto do Governo da província, introduzir uma abordagem local para erradicação do analfabetismo, cuja taxa situa-se a 60.7%.

Desde a sua implantação em Montepuez, a UP completa, em 2018, 10 anos e, no global, graduou pouco mais de 1200 estudantes.